O PROJETO


O Projeto Museu Vivo visa a revitalização e reestruturação da Casa da Cultura, do Museu Cornélio Pires e do Centro Cultural, em Tietê. 
Através da catalogação do acervo disponível, os mesmos estão sendo reorganizados a fim de uma melhor manutenção do material já existente. Além disso, pensamos nas possibilidades de revitalização dos prédios, não no que diz respeito à sua estrutura física, e sim, em sua importância para o público local.


IMPORTÂNCIA
Destaco a importância deste projeto em primeiro lugar no que diz respeito ao desenvolvimento cultural da cidade de Tietê, em que muitos de seu habitantes, especialmente os mais jovens, não conhecem a história cultural da cidade em que vivem. Posso falar então em sua importância para a sociedade, já que este projeto dará vazão à memória do povo, seu patrimônio histórico e simbólico, facilitará o acesso à cultura, além de criar um espaço onde os artistas atuais poderão mostrar de uma forma mais “intimista” (devido aos espaços menores, se comparados a teatros, por exemplo) seus talentos, aproximando-os do público e aumentando a oferta de lazer e entretenimento na cidade.


OBJETIVO
Fazer com que a população de Tietê crie o hábito de visitar os museus com uma certa freqüência, estimulando assim, a produção de mais eventos locais, além de um possível aumento no acervo através de doações. 
Aumentando as visitações aumenta-se também a possibilidade de conhecimento por parte dos funcionários dos museus, uma vez que muito visitantes, especialmente os mais velhos, poderão ter muitas histórias e fatos para contar, sobre os objetos e momentos retratados nos acervos.


EVENTOS
Criaremos eventos relacionados a momentos e datas importantes da história da cidade e do Brasil, expondo materiais diferentes e não apenas antigos, mas também de novos artistas locais e da região.
Os espaços poderão ser utilizados ainda para a realização de saraus literários e musicais, apresentações teatrais e de dança, além de artes plásticas, fotografia e, por que não, cinema.
Sempre que possível serão agendadas visitações com escolas e outros grupos interessados. Estas visitações serão sempre acompanhadas por monitores capacitados e conhecedores do acervo local.


IDEALIZAÇÃO
Carla Furlan Bezerra Garcia
Publicitária formada pela Universidade de Sorocaba (UNISO) - dezembro de 2010
Atriz - DRT: 31908


Nenhum comentário:

Postar um comentário