O QUE É UM MUSEU?


PRA QUÊ ELE SERVE?

No “Guia dos Museus Brasileiros”, a ministra da Cultura Ana de Holanda diz que “mais do que casas da memória, museus são casas da vida de um país. Espaços que assumem cada vez mais sua função social junto à população, enquanto casas de conhecimento vivência e transformação”.

Salienta ainda que é necessário uma interação entre museu e visitante, para que os museus deixem de ser vistos como um ambiente elitizado, e para que possa, definitivamente, existir uma democratização da Cultura. 

O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(1) estabeleceu o seguinte: 



   O Museu é uma instituição com personalidade jurídica própria ou vinculada a outra instituição com personalidade jurídica, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e, que apresenta as seguintes características:
I – o trabalho permanente com o patrimônio cultural em suas diversas manifestações;
II – a presença de acervos e exposições colocados a serviço da sociedade com o objetivo de propiciar a ampliação do campo de possibilidades de construção identitária, a percepção crítica da realidade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer;
III – a utilização do patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social;
IV – a vocação para a comunicação, a exposição, a documentação, a investigação, a interpretação e a preservação de bens culturais em suas diversas manifestações;
V – a democratização do acesso, uso e produção de bens culturais para a promoção da dignidade da pessoa humana;
VI – a constituição de espaços democráticos e diversificados de relação e mediação cultural, sejam eles físicos ou virtuais.

    
Para José do Nascimento Junior, Presidente do Ibram(2), os Museus são pontos de encontro: “Encontro do cidadão com sua Arte, sua História, suas identidades”.


__________________________           
1 Fonte: Questionário do Cadastro Nacional de Museus. Cadastro Nacional de Museus – Sistema Brasileiro de Museus, Ibram/ MinC, 2006)

2 Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário